Cuidados Com O Gesso: O Que Você Precisa Saber
- Rafael Vieira
- 8 de jul. de 2024
- 3 min de leitura
Se você passou por um procedimento ou está tratando uma fratura, é fundamental manter a imobilização, seja gesso ou tala, em ótimo estado. Aqui estão algumas orientações essenciais para garantir a melhor recuperação possível:
Manter Sempre Seco
Embora o gesso sintético possa ser molhado, o material interno úmido pode causar infecções ou maceração da pele. Molhe o gesso apenas se tiver autorização explícita da equipe médica. Em geral, é mais seguro evitar a exposição à água.
Durante o Banho
Para não molhar a imobilização durante o banho, faça um isolamento adequado. Em lojas ortopédicas, existem produtos específicos para esse fim. Em casa, utilize filme plástico de cozinha para cobrir a imobilização, envolva a parte mais alta do gesso com uma toalha, e, por fim, cubra com um saco plástico, vedando a "boca" do saco com filme plástico novamente. Isso criará uma barreira eficaz contra a água.
No site da Amazon é possível comprar capa de proteção para o gesso, o produto tem um review muito bom pelos clientes.
Link do produto: https://amzn.to/4cSVBYs
Limpeza dos Dedos
Para manter a higiene dos dedos, utilize lenços umedecidos. Evite usar água diretamente, pois pode infiltrar no gesso.
**E se o Gesso Molhar?**
Se o gesso acidentalmente se molhar, envolva-o imediatamente com uma toalha para retirar o excesso de umidade. Use um secador de cabelo em temperatura baixa para terminar de secar. Entre em contato com seu médico para orientação adicional, pois a umidade pode comprometer a eficácia da imobilização.
Movimentação
É importante movimentar a extremidade que estiver fora do gesso, geralmente os dedos dos pés e das mãos. Isso ajuda a manter a circulação sanguínea e prevenir a rigidez das articulações.
Manter o Membro Elevado
Se o braço estiver imobilizado, use uma tipoia para mantê-lo elevado. Se for a perna, eleve-a com um travesseiro sob a panturrilha, evitando apoiar a parte posterior do calcanhar na cama. Isso ajuda a reduzir o inchaço e melhora a circulação. Nunca use o gesso para apoio ou para pisar, a menos que seja autorizado pelo médico e com sandália de gesso.
Evite Introduzir Objetos
Nunca introduza objetos no gesso para limpar ou coçar. Isso pode causar lesões na pele e aumentar o risco de infecções. Se sentir coceira, converse com seu médico para encontrar uma solução segura.
Quando Conversar com o Ortopedista
Informe ao ortopedista imediatamente se:
- O gesso se quebrar em algum ponto;
- Sentir dor que não cessa com analgésicos comuns;
- Surgir alteração de sensibilidade, dormência ou formigamento;
- Aparecer edema (inchaço), palidez ou cianose (coloração arroxeada) da extremidade.
Esses sinais podem indicar complicações que necessitam de avaliação médica.
Cuidados Adicionais para Pé Torto Congênito
Observe o risco de o gesso descer, escondendo os dedos. Nesse caso, informe o médico imediatamente. Antes da próxima troca de gesso, a retirada pode ser feita em casa. Embeba o gesso em uma mistura de água e vinagre (uma bacia de água para uma colher de vinagre). Molhe uma meia com essa solução e aplique sobre o gesso por 30 minutos, ou deixe o gesso de molho nesse período. Isso facilitará a remoção sem causar desconforto.
Conclusão
Seguir esses cuidados ajuda a garantir a eficácia do tratamento e promove uma recuperação mais rápida e segura. Para mais informações e produtos especializados, consulte seu ortopedista. A saúde e bem-estar do paciente são prioridades que exigem atenção cuidadosa e responsável.*
Se você passou por um procedimento ou está tratando uma fratura, é fundamental manter a imobilização, seja gesso ou tala, em ótimo estado. Aqui estão algumas orientações essenciais para garantir a melhor recuperação possível: do paciente são prioridades que exigem atenção cuidadosa e responsável.






Comentários